27 de nov. de 2010

Camera Raw no Photoshop CS3

Neste tutorial eu irei ensinar como obter grandes fotografias com apenas seis passos usando camera-raw no Photoshop CS3.

Passo 1
Camera-raw foi criado para trabalhar com arquivos no formato .RAW mas nós podemos usar para trabalhar com arquivos em .JPG ou .TIFF. Para abrir seu arquivo jpg no camera-raw no windows, vá em "File/Open As" e selecionar "Camera Raw" em "Open As" selecione sua imagem em jpg ou tiff. No MAC vá em "File/Open" e escolha "Camera Raw" em "Format:". Para este tutorial eu vou usar esta imagem http://www.sxc.hu/photo/971726 do sxc.hu


Passo 2

Todos os ajustes devem ser baseados no ponto de vista de cada designer, e eu vou fazer as alterações para atingir um resultado interessante para o meu gosto. Nossa imagem possui um estranho tom verde e azul e nós precisamos arrumar isto. O primeiro passo é obter o ponto certo de balanço entre o branco. Existem duas formas de fazer isso, uma usando "White Balance Tool" e clicando em algum ponto cinza claro da imagem. Outra é usando balanços predefinidos no campo "White Balance". Eu escolhi "auto" em "White Balance" (quando usamos imagens .RAW ao invés de .JPG você terá muitos outros perfis prédefinidos).

Passo 3

Agora nós precisamos de ajusar a exposição, para isso utilize o controle "Exposure". Para mim 1.30 parece um valor legal, mas quando faço perdemos muitos detalhes . Para resolver use controle "Recovery". Camera-raw possui um alerta de cortes para quando você começar a perder os detalhes, altere o controle "Recovery" até o alerta desaparecer (no meu caso 43).

Passo 4

Na minha opnião os passos mais importantes são 1-White Balance, 2-Exposure Control, 3-Recovery e 4-Blacks. Para mim esta foto possui bons tons de preto. Mas eu acho que nós precisamos de mais tons vibrantes, luz e contraste. Deslize o controle "Fill Light" para 21, "Contrast" para +8, "Vibrance" para +7 e "Saturation" para -13


Passo 5

Agora eu acho que o resultado está bom mas podemos obter mais detalhes. Vai na aba "Details". Quando você utiliza arquivos no formato .RAW nós temos mais opções quando entramos nesta aba, para esta imagem em JPG nós apenas alteramos o controle "Amount" para 40

Passo 6

Para mim, agora tudo está legal com esta imagem. Para finalizar você pode salvar sua nova imagem usando o botão "Save Image", nesta janela você pode selecionar a extensão e o nome para imagens quando possui mais de uma imagem no Camera Raw. Botão "Open Image" para abrir a nova imagem no Photoshop e o botão "Done" para continuar trabalhando nesta imagem posteriormente no Camera Raw.

Conclusão

Camera-raw é uma ferramenta extremamente poderosa e muito grande para ser abordada em um único tutorial, você pode fazer muitos outros ajustes e outras coisas legais usando esta ferramenta. Para nós estes ajustes estão bons mas você pode obter mais informações detalhadas estudando o segundo capítulo do livro "Adobe Photoshop CS3 Book for Digital Photographers" by Scott Kelby



0 comentários: