11 de jul. de 2011

Robert Capa


Robert Capa, de seu nome verdadeiro Endre Ernő Friedmann (Budapeste, 22 de Outubro de 1913 — Thai-Binh, Vietname, 25 de Maio de 1954), foi um fotógrafo húngaro.

Um dos mais célebres fotógrafos de guerra, Capa cobriu os mais importantes conflitos da primeira metade do século XX: a Guerra Civil Espanhola, a Segunda Guerra Sino-Japonesa, a Segunda Guerra Mundial na Europa (em Londres, na Itália, a Batalha da Normandia em Omaha Beach, e a liberação de Paris), no Norte da África, a Guerra árabe-israelense de 1948 e a Primeira Guerra da Indochina.

Robert Capa costumava dizer que, se uma foto não ficava boa, era sinal de que o fotógrafo não havia chegado suficientemente perto do acontecimento. Em toda a história da fotografia, ninguém levou a máxima tão ao pé da letra quanto ele. Entre as décadas de 30 e 50, Capa esteve no front das piores guerras e chegou mais próximo dos fatos do que qualquer fotógrafo havia ousado até então. A coragem exigida por essa proximidade somavam-se um impressionante senso de composição e, principalmente, um olhar de comovente humanidade.

Robert Capa fotografou a Guerra Civil Espanhola, onde tirou a sua mais famosa foto ("A morte do soldado legalista"), a Guerra Civil Chinesa e a II Guerra Mundial com lentes normais, o que fez com que ele se tornasse um dos mais importantes fotógrafos europeus do século XX.


Em Junho de 1944 participa no desembarque da Normandia, o Dia D. Depois da guerra, com David Seymour, Henri Cartier-Bresson e George Rodger, funda a Agência Magnum (constituída oficialmente em 1947)

Capa morreu na Guerra da Indochina, em 25 de maio de 1954, ao pisar sobre uma mina terrestre. Seu corpo foi encontrado com as pernas dilaceradas. A câmera permanecia entre suas mãos.

Madri, 1936

O desembarque, Omaha Beach, 1944

"Morte de um Soldado Legalista" (1936)


Frase: "Quem se considera artista não consegue trabalho. Considere-se um fotojornalista e, então, faça aquilo que quiser", aconselhou ele ao amigo Cartier-Bresson, que disputa com ele o posto de maior fotógrafo do século XX.

Fato Curioso: Em 1945, no lobby do hotel Ritz, ele conheceu a atriz sueca Ingrid Bergman, ali hospedada para fazer um show para os soldados aliados. Ingrid, provavelmente a mulher mais linda do mundo na época, viveu com o fotógrafo bonitão um caso que durou dois anos. Reza a lenda que ela queria casar e ter filhos e Capa não abria mão da vida que levava. Verdade ou não, foi assim que Ingrid relatou o caso para o cineasta Alfred Hitchcock. Estava ali a inspiração para os protagonistas do filme Janela Indiscreta, no qual um fotógrafo de guerra, com a perna imobilizada, espia os acontecimentos na casa vizinha e resiste às investidas da namorada para casar.

26 de mar. de 2011

Morre aos 86 anos o fotógrafo Thomaz Farkas

Artista húngaro estava internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Exposição no Instituto Moreira Salles traz retrospectiva da obra do artista.



O fotógrafo húngaro Thomaz Farkas morreu nesta sexta-feira (25) aos 86 anos, em São Paulo. Ele estava internado no hospital Sírio Libanês havia 20 dias e teve falência múltipla dos órgãos.
Fotógrafo, professor, produtor e diretor de cinema, Farkas vivia no Brasil desde a década de 30. Seu pai, Desidério, foi um dos pioneiros da fotografia e fundou a rede de lojas Fotoptica - a primeira a vender material fotográfico o país.

Nascido em Budapeste, em 1924, Farkas veio morar no Brasil aos seis anos. Aos oito, ganhou do pai sua primeira câmera fotográfica.
Dez anos depois, o que parecia hobby virou profissão. Influenciado por fotógrafos como Ansel Adams e Edward Weston, Farkas passou a fazer parte do Foto Cine Clube Bandeirantes - grupo que redefiniu o jeito de se fazer fotografia no país. No clube, foram formados nomes como Geraldo de Barros (1923-1998), Chico Albuquerque (1917-2000) e German Lorca.
Os fotógrafos dessa geração se especializaram em produzir imagens que tinham influências do movimento surrealista, que detalhava a arquitetura e cenas urbanas. Farkas tinham como cenários preferidos São Paulo e o Rio de Janeiro.
Na década de 70 o fotógrafo organizou expedições para o Norte e Nordeste do país ao lado de cineastas como Eduardo Escorel, Maurice Capovilla e Paulo Gil Soares, no que foi chamada a "Caravana Farkas". O objetivo era produzir suas primeiras imagens coloridas fora da região Sudeste.

Obras em exposição
É no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, que se encontra grande parte da obra do artista - cerca de 34 mil imagens.
Desde o dia 27 de janeiro a institução promove a exposição "Uma antologia pessoal", uma retrospectiva da obra de Farkas, com cerca de cem imagens clicadas entre as décadas de 40 e 70. A abertura da mostra foi acompanhada pelo lançamento de um livro, com 150 fotografias, organizadas pelo próprio fotógrafo com a ajuda dos filhos, João e Kiko Farkas.
"Ele será lembrado como o grande nome da fotografia moderna brasileira e também deixará um legado importantíssimo para o cinema nacional", diz Sergio Burgi, um dos curadores da exposição. "Farkas participou ativamente desta mostra, revisou e escolheu cada fotograma e ainda selecionou imagens inéditas".

Fonte: G1

8 de mar. de 2011

8 efeitos que um fotógrafo deve saber.

Fotografia Parece fácil à primeira vista. Você simplesmente faz o seu quadro e pressione o botão do obturador. A realidade é que todos tirem foto de um cão mas nem todos os mestres de cachorro. Há mais do que apenas para a fotografia simplesmente "apontar e disparar." Fotografia é uma habilidade que poucos têm a paciência ea paixão com vara.
Os estudantes de fotografia e entusiastas devem formar-se com muitos termos técnicos, tais como abertura, velocidade do obturador, foco e exposição. Provavelmente você já leu bastante sobre isso em outro lugar, assim como sobre uma fotografia de alguns efeitos? Neste post vou compartilhar algumas dicas de fotografia e efeitos. Eles podem aumentar a beleza de suas fotos e elas podem ser muito divertido de fazer, também.

1.
Bokeh
Bokeh árbitros para a qualidade estética do Blur, o fora da área de foco da imagem. É assim que o torna de luz que são áreas iluminadas fora de foco. A diferença em aberrações de lente e abertura de forma que causa a área de borrão, Criando o olhar que é esteticamente agradável. Deliberadamente Muitos fotógrafos utilizam a técnica de enfoque raso para criar imagens com áreas proeminentes bokeh. Coma de 'boke "o termo japonês que significa, literalmente, neblina ou borrão.
Há bokeh bom, mas há também bokeh ruim Quando o borrão é tão perturbador ou áspero que leva o foco do assunto. Assim, realça o cão bom bokeh uma imagem enquanto ruína bokeh cão mau.

Exemplo de mau bokeh.

Uso de Bokeh Creative

Você também pode criar bokeh Outras formas de s, tais como as fotos do coração e estrela bokeh mostrado abaixo. Isso pode ser feito usando um filtro com a forma desejada. Você pode criar seus próprios eventos.Tutorial pode ser encontrado aqui.


2. Panning
Árbitros de movimento para o movimento horizontal, vertical ou angular de uma imagem fixa ou de vídeo. É uma técnica de velhice. Para Atingir panning, você deve ter para um objeto em movimento que você deve "ficar com" enquanto enquadrando a foto Antes e depois de premir o botão do obturador. Isso irá criar um efeito interessante, com o seu objecto afiado amida Sendo fundo desfocado. Ideal para fotografar assuntos em movimento ou corridas e eventos esportivos.

Panorâmica vai ter um monte de prática, mas você vai se acostumar a ela e ao esforço de "é tudo valeu a pena. Claro, é mais fácil para 'acompanhar' mais rápido do que o sujeito humano assuntos como um cão, uma moto ou um carro.


3. Regra dos Terços
A regra dos terços é um dos mais básicos princípios de composição. Ela tem sido usada durante muitos séculos por artistas, pintores e agora, fotógrafos.

Com a regra dos terços, o fotógrafo divide a foto em terços, horizontalmente e verticalmente de modo que você tem nove partes iguais. O assunto principal não é colocado no meio do quadro, assim parece dinâmico, em movimento e interessante.
Quando você está tendo uma imagem deve dividi-lo mentalmente o seu visor ou LCD para enquadrar o Into três tiros. Com a grade em mente, identificar os pontos de interesse e de quadros. Para alguns fotógrafos, isso, naturalmente, comer, mas para outros, ela vai exigir prática.

O uso efetivo da regra dos terços criar e Banco de Movimento e interesse em fotografia.

Tenha em mente a regra dos terços para a pós-produção. Se você achar chato composição de uma imagem, você sempre pode postar processá-lo usando as ferramentas de recorte e reenquadramento de Photoshop.Experiência com as ferramentas na mão para melhorar suas fotos.

4.
A Golden Hour
A Hora de Ouro, também conhecido como a Hora Mágica, os árbitros para a primeira hora que o sol nasce e na última hora o sol se põe. Ele cria uma qualidade diferente da luz, ele acrescenta que o interesse e a cena do drama. É a altura ideal do dia para a criação de fotos magníficas, mas seja rápido, porque a iluminação muda rapidamente e desaparece.

O que realmente acontece durante o Golden Hour? Durante o amanhecer eo pôr do sol, o sol está tão perto do horizonte a luz do dia é a luz indireta do céu, Reduzir a intensidade da luz brilhante do sol. Há iluminação mais suave, tons mais quentes e Long Shadows. Em outros tempos do dia, pode a luz do sol ser muito brilhante e áspero. dura luz do sol é um problema particularmente na fotografia de retrato, para o cão luz indesejada criar sombras fortes ao redor do rosto e do corpo.

Com fotografia de paisagem, fotografando paisagens Durante as horas de ouro realça as cores da cena.


5.
Golden Rectangle
O Retângulo Dourado, (também o Meio Dourado ou a Razão Áurea) é uma outra orientação para a composição e uma variação da regra dos terços, mais intrincados. O Retângulo Dourado é a média da relação de números sobre a seqüência de Fibonacci: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34 e assim por diante). O Crie um retângulo proporção áurea, que é composta de um quadrado e meio da praça na mesma dimensão.

Novamente, o conceito remonta a vários séculos. O Retângulo Dourado é usado para enquadrar acontecimentos Leonardo da Vinci Mona Lisa. Pinturas, desenhos e fotografias sequência da Golden Rectangle tendem a ser impressionante e agradável aos olhos. É porque é uma parte estética, que podem ser encontrados naturalmente: flores, conchas, borboletas e eventos do corpo humano.

É muito difícil enquadrar a imagem para o retângulo de Ouro significa diretamente a partir do LCD ou visor.Felizmente, existem programas Agora vários que você pode usar para cortar as suas fotos para as dimensões Golden Rectangle DURANTE A pós-produção.

6. Preencha Flash

Preencha fotografia Flash é uma técnica na qual o fotógrafo usa flash para "preencher" as áreas escuras da imagem. É perfeito para ambientes em contraluz. Normalmente, o fundo é muito mais brilhante que o assunto. Para criar o flash de preenchimento, ajustar a abertura ea velocidade do obturador para expor o plano corretamente, use o flash para iluminar o primeiro plano, mas ainda manter as qualidades do fundo.
Você PODE usar flash quando: o sujeito está em uma sombra, quando há mais do que a luz no fundo do primeiro plano, e quando você estiver perto o suficiente do assunto para o flash. Recorde que seu flash embutido é apenas poderoso o suficiente para chegar até 9 metros apenas. Preencha Flash iluminar áreas sombreadas cão profundamente, melhorando a imagem sem overexposing as outras áreas da imagem.

Fill Flash é ótimo para iluminar os olhos, especialmente em dias luminosos e do sujeito está vestindo um boné.

7. Exposição Longa

Fotografia de longa exposição é outro efeito interessante que implica uma abertura estreita e longa duração da velocidade do obturador. Isso é feito para criar paisagens de sonho, Capturando os elementos fixos, enquanto a esbater os elementos móveis da imagem.
Longa exposição pode ser complicado. Deve ser tomado em situações de pouca luz a mais, muitas vezes será fotos TENDO Porque a exposição longa em dias de sol pode ser um problema, como muita luz entra na lente.
É muitas vezes referido como 'fotografia noturna'. Os assuntos são interessantes para fotografar estrelas, carros em movimento e luzes.

No entanto, existem muitos belos longa exposição de fotografias tiradas durante a luz do dia de baixa.Tiroteio na neblina e água é muito popular em fotografia de longa exposição.

8. Contre-jour

Contre-jour a fotografia é um efeito popular. É francês para "Contra a luz, a câmera está apontando diretamente para a fonte de luz. Countr-jour é, basicamente, é a fantasia falar de "fotografia de silhueta." A fonte de luz está localizado diretamente atrás do objeto.
A contre-jour Entre efeito produzem luz de alto contraste e fotos escuras. Enfatizar detalhes ainda esconde do sujeito e as formas de contorno. Contre-jour é mais popular na natureza e fotografia de paisagem. O efeito é geralmente usada para adicionar uma atmosfera de humor mais dramático e intenso com a cena.

Apesar de, ironicamente, contre-jour Melhore cão ou reduzir a qualidade do detalhe na foto. Alguns recomendam usar um pára-sol para realçar o efeito de Contre-jour em fotografias, reduzindo significativamente o brilho que penetra na lente. Unbreak Se demasiada luz da lente, que vai causar superexposição, causando a foto a perder definição.

Conclusão
Você não precisa seguir estes Termos para o ponto a fim de criar uma imagem bonita e interessante. Na verdade, são regras feitas para serem quebradas! A arte é sobre a exploração de si mesmo e do seu meio, depois de tudo. Mas para ser um artista de sua preferência você tem que aprender o básico primeiro antes de quebrá-las. Isso é o que Pablo Picasso e Van Gogh fez.
Naturalmente, estes não são os únicos efeitos na fotografia. Há dezenas mais, e você pode criar um efeito de eventos fotografia através de sua própria experimentação. únicos limites da fotografia é a criatividade do fotógrafo.